Ação coordenada pela Comissão de Fiscalização e Contenção de Áreas Públicas Invadidas ou de APP reuniu diversos órgãos municipais
Na manhã desta segunda-feira (20), a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) integrou uma força-tarefa coordenada pela Comissão de Fiscalização e Contenção de Áreas Públicas Invadidas ou de APP – Área de Preservação Permanente. A operação teve como objetivo retirar ocupações irregulares e preservar uma área ambiental que estava sendo utilizada de forma indevida.
A fiscalização ocorreu nas margens do rio Itajaí-Mirim, na Avenida Agostinho Alves Ramos, onde foram identificadas construções e estruturas irregulares em área de preservação permanente.
A equipe da Codetran atuou na organização e controle do trânsito, oferecendo apoio logístico à fiscalização e garantindo segurança e fluidez viária durante toda a ação. Devido à ampla extensão da área invadida, a Codetran também auxiliou na fiscalização das regiões afetadas, contribuindo para o bom andamento e segurança dos trabalhos.
Além da Codetran, participaram da operação, as Secretarias Municipais de Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Assistência Social, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e as forças de segurança pública, representadas pela Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal de Itajaí (GMI).
Durante a ação, um barraco foi demolido, e os ocupantes e animais encontrados no local foram devidamente encaminhados. As pessoas receberam atendimento e oferta de acolhimento pela equipe da Assistência Social, enquanto os cães e gatos foram direcionados ao Instituto Itajaí Sustentável (Inis), que realizou o recolhimento e os devidos cuidados aos animais.
Além disso, quatro aviários irregulares foram identificados e notificados pela fiscalização do Urbanismo. Os responsáveis receberam prazo de oito dias para desmontar as estruturas e realizar a retirada das aves.
A operação teve como finalidade proteger a integridade da área ambiental e favorecer a reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso dos órgãos públicos de Itajaí com a preservação do meio ambiente, o cumprimento da legislação e o bem-estar da comunidade.
—————-
Texto/Secom
Foto: Codetran