Cortejo percorrerá a Avenida Beira Rio até o Centreventos no sábado, 4 de outubro
Quem estava com saudade dos memoráveis desfiles da Marejada pelas ruas de Itajaí já pode ir se preparando, porque o cortejo está de volta na programação da festa, depois de mais de uma década de ausência na programação. O colorido e a alegria da tradição ganharão novamente as ruas da cidade. O desfile vai ocorrer no sábado, 4 de outubro, a partir das 16h, na Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio). Cerca de 250 integrantes devem participar desse momento importante da 36ª edição da festa portuguesa e do pescado.
O público poderá acompanhar a concentração em frente à Praça Genésio Miranda Lins e o desfile ao longo da Beira Rio, em direção ao Centreventos. Esse é considerado um dos momentos mais aguardados da Marejada, pois reúne centenas de participantes em uma grande celebração da identidade itajaiense.
DETALHES DO CORTEJO
Carros alegóricos, apresentações culturais e temáticas inspiradas na pesca, no mar e na influência portuguesa vão contar um pouco da história da cidade e reforçar os laços da comunidade com a festa. Uma estátua gigante do galo de Barcelos, símbolo de Portugal, também ganhará as ruas, mostrando a ligação de Itajaí com o outro lado do Atlântico. E o público é o convidado especial para essa retomada.
Serão em torno de 15 alas e, entre os destaques estão, a Realeza da Marejada, que abre o desfile com todo o brilho e simpatia, e os integrantes da Biblioteca Municipal, que virão com a divertida Caravana da Leitura e os Guardiões da Biblioteca, representados pelos escritores da cidade. A Biblioteca também participará com a “caranga”, um carro antigo decorado especialmente para a ocasião.
Além disso, as secretarias municipais marcarão presença, como a de Agricultura e a de Assistência Social e Cidadania, que levará os idosos para participar da festa. As Fundações de Esporte, Cultura, Turismo e Genésio Miranda Lins também estarão representadas, mostrando a diversidade de talentos e iniciativas da cidade. Para garantir ainda mais animação, o público contará com a tradicional Charanga, a Siritopeia e a participação dos escoteiros.
O retorno do desfile tem caráter simbólico: resgata uma tradição que fez parte da memória de várias gerações. A retomada do cortejo é uma forma de valorizar a Marejada como patrimônio cultural e turístico.
A festa, que nasceu em 1987 para celebrar a atividade pesqueira e a colonização portuguesa em Itajaí, cresceu e se consolidou como um dos maiores eventos do gênero no país e uma das principais festas de outubro no estado de Santa Catarina.
De 2 a 19 de outubro, a 36ª Marejada vai oferecer ao público uma programação diversificada, com shows, apresentações folclóricas e gastronomia típica à base de pescados e frutos do mar. A festa ocorre de segunda a sexta-feira, das 18h à 00h, e aos sábados e domingos, das 10h à 00h, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira.
———————–
Texto: Assessoria PMI
Fotos: Divulgação