ITAPEMA: AGOSTO LILÁS UNE REDE DE PROTEÇÃO E MARCA MOBILIZAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

- Advertisement -

Campanha reúne instituições para ações de prevenção, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio

Itapema já deu início à mobilização para o Agosto Lilás, campanha dedicada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A primeira reunião de organização aconteceu nesta terça-feira (15), reunindo órgãos da rede de proteção para planejar as ações que serão realizadas ao longo do mês de agosto.

O encontro foi conduzido pela equipe do Centro de Atendimento à Vítima de Violência (CAVV), da Delegacia de Polícia Civil e a organização foi feita pelo CMDM em parceria com Assistência Social. A diretora do centro relembrou a atuação positiva da campanha nos anos anteriores e reforçou o papel essencial da articulação entre os serviços para garantir acolhimento, informação e proteção às vítimas.

– A campanha Agosto Lilás é um momento de unir forças, dar visibilidade ao enfrentamento da violência e reforçar que as mulheres não estão sozinhas. A rede existe, está ativa e pronta para acolher, orientar e proteger – explicou a diretora do CAVV, Rosimeri Henschel.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Assistência Social, OAB por Elas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Conselho da Mulher, Poder Judiciário, órgãos públicos e outras instituições que integram a rede de atendimento em Itapema.

Durante a reunião, foram discutidas propostas de ações para o mês de agosto, com foco na conscientização da população, cobrança por políticas públicas efetivas e fortalecimento do atendimento às vítimas. Entre as sugestões estão rodas de conversa, caminhadas, distribuição de materiais informativos e eventos educativos em diferentes pontos da cidade.

AÇÕES EM CONSTRUÇÃO

Com o objetivo de garantir tempo para o planejamento, os representantes da rede irão agora organizar suas atividades de forma individual. Uma nova reunião será realizada no final de julho para alinhar o cronograma da campanha.

A campanha é um movimento nacional e, desde 2021, Itapema conta com legislação municipal que reforça a importância da mobilização permanente no combate à violência doméstica, promovendo a denúncia e o acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.

DENUNCIE

Violência contra a mulher é crime e deve ser combatida por toda a sociedade. Em casos de suspeita ou confirmação, denuncie de forma anônima pelo Ligue 180 ou procure os órgãos da rede de proteção em Itapema. Cuidar, acolher e agir é um compromisso coletivo. Apoio Folha do Estado de SC.

———————

Texto: Stefani Machado

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos