Na conferência foram apresentadas as metas estabelecidas na criação do plano
A Secretaria de Educação de Itapema, juntamente com a Comissão Coordenadora de Avaliação do Monitoramento do PME e a Equipe Técnica de Monitoramento, realizou nesta quinta-feira (09/10) a Conferência Municipal de Avaliação do Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) na Câmara de Vereadores.
Durante a conferência, foram apresentadas à comunidade as metas estabelecidas na criação do plano, bem como os avanços alcançados e os desafios ainda existentes. A coordenadora dos projetos educacionais da secretaria municipal de educação e membro da comissão avaliadora, Cláudia dos Anjos, destacou dados importantes em relação ao tema. Em seguida foi apresentada uma palestra com a Gilmara da Silva que é integrante do GT do PME do Cogemfri/Amfri com os avanços de Itapema em relação ao alcance das metas do PME.
O PME de Itapema já passou por duas avaliações públicas anteriores: em 2018, na Escola Bento Elói Garcia, e em 2021, na própria Câmara de Vereadores. Agora, em 2025, ocorre a terceira e última avaliação do decênio, uma vez que tanto o Plano Nacional de Educação quanto o Municipal foram prorrogados por mais um ano, estendendo sua vigência até um ano após a homologação do Plano Nacional de Educação.
– Esta avaliação é mais do que um cumprimento de metas, é uma oportunidade de refletir sobre o caminho que trilhamos e reafirmar o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora. Cada avanço registrado é resultado do trabalho coletivo entre educadores, gestores, estudantes e toda a comunidade escolar – destacou o Secretário de Educação, Valdir Nesi Filho.
———————–
Texto: Emerson Oliveira