As marés altas têm afetado várias praias catarinenses
Nesta terça-feira (7), desde a madrugada a Prefeitura de Itapema mobilizou uma força-tarefa para conter os impactos causados pela forte ressaca que atingiu a orla do município. As equipes das Secretarias de Turismo e de Obras e Serviços Públicos, juntamente com a empresa Ambiental, concessionária responsável pela limpeza urbana, atuam de forma integrada para minimizar os danos e garantir a segurança dos frequentadores.
Desde as primeiras horas do dia, técnicos da Secretaria de Turismo realizam o mapeamento dos pontos afetados e o isolamento das áreas de risco ao longo da faixa de areia e do calçadão da Meia Praia – uma das regiões mais atingidas pelo avanço do mar. Já as equipes da Secretaria de Obras trabalham no recolhimento de materiais danificados e na recuperação emergencial da infraestrutura atingida. A empresa responsável pela limpeza ambiental também intensificou a atuação para a remoção de detritos e resíduos trazidos pela água.
Os permissionários dos quiosques impactados foram orientados a retirar seus pertences até que seja possível garantir novamente a segurança nas estruturas. De acordo com a Defesa Civil, havia previsão de novas ocorrências de ressaca no período da tarde, o que manteve as equipes em estado de atenção e prontidão. O Governo Municipal também avalia a possibilidade de decretar situação de emergência para agilizar as ações de recuperação e reparo dos danos.
– Neste momento, nossa prioridade é garantir a segurança da população e reduzir os impactos causados pela força do mar. Estamos com todas as equipes mobilizadas, trabalhando de forma coordenada para restabelecer as condições normais da orla o mais breve possível – informou a secretária de Turismo, Pati Marin.
————————–
Texto: Emerson Oliveira