Literatura: Águas de Camboriú patrocina livro escrito por alunos da rede pública sobre a história da cidade

Obra foi produzida em parceria com a Secretaria da Educação com patrocínio da concessionária através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Os patrimônios culturais e ambientais da cidade são o tema do livro Camboriú – A Cidade da Gente – que terá lançamento no dia 24 de novembro. Os autores são os alunos da rede pública de ensino do município. Foram 13 turmas de quatro escolas envolvidas no projeto: GEM Andrônico Pereira; EBM Clotilde Ramos Chaves; EBM Eliete Pereira Melo; e EBM Lucinira Melo Rebelo. Para construção do livro, cada turma cuidou de um assunto e, nas pesquisas, os estudantes visitaram os patrimônios e receberam muitas pessoas para falar nas escolas sobre os temas e conteúdos.

O projeto ‘A Cidade da Gente’, produzido pela Editora Olhares e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – por meio do Ministério da Cultura, teve o patrocínio da Águas de Camboriú e do Instituto Aegea e contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação. O livro envolve ainda uma parceria com a escritora Sibélia Zanon e com os ilustradores Olavo Costa e Jordí, que ajudaram a dar ao livro o acabamento de uma obra profissional.

Cada turma escolheu um tema dentre os patrimônios culturais e ambientais da cidade para investigar e escrever sobre, em diversos gêneros literários. A Festa do Divino Espírito Santo; o Instituto Federal Catarinense – IFC; e o Rio Camboriú foram alguns deles, bem como o Parque Linear, que foi relatado por uma turma da EBM Eliete Melo, que escreveu cordéis bem criativos, inspirados pela visita a esse patrimônio ambiental do município de Camboriú.

Ir a campo também foi importante para o desenvolvimento dos textos sobre o Ginásio Irineu Bornhausen, feitos pelos estudantes da EBM Clotilde Ramos Chaves. Sob orientação da professora Samanta Maia, os alunos escreveram, de forma lúdica e imaginativa, cartas para o Ginásio, como é o caso da carta de uma das alunas, Emanuely Mello Pereira, destinada à quadra de esportes: “Eu sou grata por ter você em nossa cidade. Você é um recurso valioso para a comunidade, pois é um lugar onde podemos nos divertir e nos manter saudáveis. Além disso, sua equipe é dedicada e sempre disposta a nos ajudar”, dizia a mensagem.

Em seu texto de apresentação, a secretária de Educação, Carin Bernadete Krug comenta o impacto do projeto para a rede municipal de ensino, que receberá a doação de 2600 exemplares para uso didático: “O livro é mais do que uma produção pedagógica, é um gesto de amor à cidade, um presente para a comunidade e um legado para as futuras gerações. Que esta obra fortaleça o sentimento de pertencimento, o orgulho por nossa terra e o compromisso com a valorização da educação e da memória de nossa Camboriú”, almejou.

Para a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, o projeto é um incentivo à educação e cultura dos estudantes, que são o futuro de Camboriú. “O livro faz um registro histórico e cultural do que essas crianças vivem hoje e será uma lembrança eterna de seus dias como estudantes, além de fomentar a leitura e a criatividade por meio do pensamento”, opinou.

A distribuição para uso didático garante que o livro fará parte da educação de gerações de novos cidadãos de Camboriú, que poderão aprender sobre a cidade a partir do olhar de outras crianças e adolescentes locais como eles. Uma versão digital do livro pode ser acessada também no site do projeto: www.acidadedagente.com.br.

SOBRE O PROJETO

Com livros já publicados em mais de 40 cidades nas cinco regiões do país, a coleção A Cidade da Gente propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo à leitura em todo o país. Idealizado pela Editora Olhares, o projeto A Cidade da Gente completou 10 anos de publicações agora em 2025.

LIVROS DA COLEÇÃO SE TORNAM REFERÊNCIAS LOCAIS

Produzido em geral em pequenos e médios municípios, os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem o hábito da leitura, mas com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação aos professores que irão reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando sua utilização pelas turmas ano a ano, em temas diversos, e por muitas gerações.

————————-

Texto: Luciana Zonta

Fotos: Ilustração

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News