Cerimônia de formatura dos programas Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho foi na quinta-feira
Foi realizada na quinta-feira (30/10), a cerimônia de formatura dos programas Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho com os alunos da rede municipal de ensino de Penha, no quartel do CBMSC. As ações foram promovidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Penha em parceria com as escolas GEM Raquel Figueredo de Assis e Horacina Soares Francisco e participação de cerca de 50 alunos.
O Programa Bombeiro Mirim foi aplicado com a turma do 4º ano matutino da Escola EM Horacina Soares Francisco ao longo do mês de setembro, com saídas de campo ao quartel do CBMSC. As aulas começaram em setembro e abordaram noções de prevenção de acidentes, primeiros socorros, segurança contra incêndios e atuação em emergências.
As aulas do Projeto Golfinho ocorreram nos 21 e 23 de outubro junto aos alunos do 5º ano da Escola GEM Raquel Figueredo de Assis – dos turnos, masculino e vespertino. “Conversamos sobre os perigos que elas podem encontrar na praia, a rotina do guarda-vidas, o significado das bandeiras de sinalização e o que fazer em situações de perigo, incluindo o número de emergência 193. Já no segundo dia, levamos as crianças até a praia para mostrar tudo isso na prática, com e sem o uso da moto aquática. Encerramos com uma dinâmica de perguntas e respostas para revisar o conteúdo de forma leve e divertida”, repassou o bombeiro e guarda-vidas Rafael Bini Prada.
——————–
Penha recebe as quatro bandeiras azuis para a Temporada 2025/2026
Penha recebeu nesta sexta-feira, 31 – em cerimônia realizada no Guarujá (SP) – as quatro bandeiras azuis que irão tremular nos balneários de Penha para a Temporada 2025/2026: Bacia da Vovó, Praia da Saudade, Praia Grande e Praia Vermelha ganharam o direito de hastear a reconhecida bandeira azulada, símbolo mundial de qualidade ambiental.
– O reconhecimento do Programa Bandeira Azul reafirma o compromisso de Penha com a sustentabilidade, a preservação ambiental e a oferta de praias seguras e de qualidade para moradores e visitantes – afirmou a secretária de Turismo, Susan Corrêa, que junto do superintendente do Instituto do Meio Ambiente (IMAP), Luiz Carlos Matsuda, participou da cerimônia de entrega.
Em Penha as bandeiras serão hasteadas até o dia 15 de dezembro, permanecendo nas quatro praias até o mês de março. Além de ostentar as Bandeiras Azuis, Penha anunciou a campanha “Pertencer é Preservar. Juntos pela Bandeira Azul”, que busca fortalecer o sentimento de valorização e pertencimento entre moradores e visitantes pela conquista.
O aval para o hasteamento das bandeiras foi concedido pelo Júri Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada em Copenhague, Dinamarca. A Praia Grande chega à sua quinta certificação, enquanto Bacia da Vovó e Praia da Saudade alcançam a quarta. Já a Praia Vermelha estreia na seleta lista, recebendo o selo pela primeira vez.
A secretária de Turismo reforça que “esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A Bandeira Azul não é apenas um símbolo, mas a confirmação de que nossas praias oferecem segurança, qualidade e cuidado ambiental. A conquista da Praia Vermelha é histórica e reforça nossa dedicação em ampliar o turismo sustentável em Penha”.
A premiação Bandeira Azul é concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a 38 critérios rigorosos, envolvendo qualidade da água, gestão ambiental, patrimônio natural, segurança, infraestrutura e educação ambiental.
————————-
Texto: Luiza Vilas Boas








