Saúde reuniu 25 médicos e enfermeiros para aprimorar o uso de aparelhos hematócritos
A Secretaria de Saúde de Penha promoveu uma capacitação de 25 profissionais para realizar o Teste Rápido Hematócrito. O encontro, realizado na última quinta-feira, 20, na Policlínica Municipal abordou métodos de uso do aparelho que auxilia no tratamento adequado para casos específicos da dengue.
A capacitação contou com representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento, entre 11 médicos e 14 enfermeiros. A utilização ocorrerá em pacientes com comorbidadades (como diabetes, hipertensão arterial e critérios de idade) para colaborar com o tratamento adequado a cada paciente.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemosc. “É importante capacitar para garantir a qualidade da realização do exame, a técnica correta e qualidade do resultado ao paciente”, destaca a responsável pelo setor de Epidemiologia, Jaine Spricigo.
MUNICÍPIO RECEBEU QUATRO APARELHOS DO GOVERNO DO ESTADO
Os hematócritos foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde e serão utilizados na rede de saúde do município para auxiliar no diagnóstico de suspeitas de dengue e medir a gravidade da doença. Até a última sexta-feira, 21, Penha confirmou 7 casos de dengue.
—————
Por Luiza Vilas Boas
Da Assessoria PMP