Entrega oficial foi nesta segunda-feira no molhe do Rio Rebelo
O Governo do Município de Porto Belo entregou oficialmente nesta segunda-feira (03) o novo trapiche, localizado no Molhe do Rio Rebelo, na região central da cidade. A partir de agora, a estrutura, situada na foz do Rio Rebelo, passa a oferecer suporte ao embarque, desembarque e armação de pescados, além de prestar apoio a eventuais atividades turísticas.
Desde a fundação do município, em 1832, a pesca artesanal compõe um dos pilares da economia local, e representa um importante avanço para a tradicional comunidade pesqueira artesanal de Porto Belo. A pesca e o turismo, fortalecidos ao longo dos anos, seguem recebendo investimentos que ampliam a infraestrutura de apoio, atendendo necessidades antigas da população. O novo trapiche vem justamente para suprir a falta de uma estrutura específica para a pesca no centro da cidade.
O trapiche em questão recebeu o nome de “Manoel Tomaz Gomes”, conhecido carinhosamente como “Mané Verdura”, um pescador artesanal que fez parte da história viva do município. Respeitado entre pescadores e moradores, Mané Verdura dedicou sua vida ao mar e à cultura pesqueira de Porto Belo. Ele faleceu em 2008.
A construção permite maior capacidade para recepção e armação de barcos, incluindo a possibilidade de acesso de pequenos caminhões para carga e descarga com capacidade de até 12 toneladas. A obra conta com estacas, vigas e lajes em concreto pré-fabricado e moldado in loco. A ponte do trapiche recebeu guarda-corpos em aço inox, madeira e cabos de aço inox nas áreas sem atracação de embarcações. Já os apoios de amarração foram construídos com cunhos em aço inox, o que garante maior durabilidade.
O trapiche também foi equipado com totens de água e energia elétrica para apoio às embarcações; lixeiras e iluminação em LED; todos materiais dimensionados para resistir à corrosão e às condições do ambiente marinho.
O investimento total foi de R$ 525.770,13, sendo R$ 300.000,00 provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Schiochet e o restante financiado com recursos próprios do Município. A obra foi executada pela empresa AJM Infraestrutura LTDA.
—————————-
Texto: Assessoria PMPB








