RETROSPECTIVA 2024: SAPIENS PARQUE REFORÇA O ESTADO COMO POLO GLOBAL DE INOVAÇÃO

- Advertisement -

Autoridades catarinenses comemoram sucesso da gestão

O ano de 2024 foi marcado por avanços significativos no Sapiens Parque, reforçando sua posição como ambiente promotor de tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável, estratégico para Santa Catarina. Com a liderança do governador Jorginho Mello e sob a gestão do presidente Eduardo Vieira, ações que vão desde parcerias internacionais até a expansão de sua infraestrutura para atender um maior número de empresas consolidaram o parque como um motor do progresso econômico e tecnológico no Brasil e no cenário global.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

O Sapiens Parque tem colocado Santa Catarina cada vez mais no radar internacional, tendo recebido importantes delegações de países como Índia, Rússia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Alemanha, Itália, Suécia, Suíça, Finlândia e Uruguai. A visita do embaixador indiano Suresh K. Reddy destacou a conexão entre Santa Catarina e a Índia no campo de inteligência artificial e cyber-security, enquanto o encontro com representantes de Nijni Novgorod, na Rússia, fomentou a troca de experiências em cidades inteligentes e educação. Já a reunião com a empresa ítalo-suíça S3+ apontou para investimentos em tecnologias de semicondutores, de suma importância para a indústria nacional.

Além disso, o parque participou de missões estratégicas em Dubai, com destaque para as visitas técnicas ao Dubai International Financial Center e ao parque científico de Sharjah, fortalecendo a conexão entre Santa Catarina e os Emirados Árabes. Durante a missão, o Sapiens apresentou soluções inovadoras desenvolvidas por empresas residentes do parque, como o projeto piloto de Gestão Integrada de Redes de Infraestrutura, patenteado pela empresa Infracities, e o recém-lançado produto da Mosaic AI, chamado Contrato Revisado, que se trata de uma solução com inteligência artificial para o setor jurídico, ambas foram destaque na feira GITEX Expand North Star Dubai 2024.

FOMENTO À INOVAÇÃO LOCAL E GLOBAL

No Brasil, o Sapiens Parque representou Santa Catarina em eventos nacionais como a 34ª Conferência de entidades promotoras de empreendimentos inovadores, Anprotec, reforçando o papel dos parques tecnológicos no empreendedorismo e na superação de desafios sociais, econômicos e ambientais. No âmbito estadual, o parque promoveu competições para startups catarinenses, com o objetivo de conectar com investidores e oportunidades globais.

Um exemplo foi a competição que contou com uma banca internacional com membros da Câmara de Comercio Digital de Dubai, Diretores do World Trade Center Dubai e gestores do escritório da Apex Brasil em Dubai, responsável por regiões como Oriente Médio, África e Índia. Fruto dessa competição, cinco startups viajaram a negócios junto à diretoria do Sapiens Parque para o maior evento de investidores de startups do mundo em outubro de 2024.

Outro exemplo de competição de tecnologia promovida no Sapiens Parque em 2024, foi o Hackaton Academia Lendár[IA], comunidade que já conta com mais de cinco mil experts e aspirantes de IA no Brasil. Esse evento reuniu centenas de pessoas durante três dias de imersão no Sapiens Parque desenvolvendo soluções com IA em áreas como saúde, mobilidade, meio ambiente e business, sendo os melhores projetos premiados e acelerados por investidores.

EXPANSÃO E SUSTENTABILIDADE

A expansão do parque, localizado no Norte da Ilha de Santa Catarina, avançou com obras de infraestrutura, que não aconteciam desde 2019. A expansão de infraestrutura já desbloqueou um investimento da iniciativa privada de mais de 300 milhões de reais, que impulsiona o ecossistema de inovação, gera empregos diretos na região e movimentam a economia da cidade. Todo esse progresso permitiu ainda um investimento robusto em iniciativas de preservação do meio ambiente, que contou, em 2024, com a reforma e ampliação do viveiro de mudas nativas do parque, fundamental para o programa de replantio de vegetação nativa, além de mais aplicação de recurso em tecnologia para a estação de tratamento de efluentes e água de reuso do parque.

EDUCAÇÃO, LAZER E PESQUISA

A inauguração do Passeio Sapiens, um complexo multiuso com áreas de lazer, gastronomia e coworking e espaços para eventos, representou um marco na integração entre negócios e qualidade de vida da comunidade, movimentando as iniciativas de tecnologia (Sapiens Scientia), culturais (Sapiens Artis) e ambientais (Sapiens Naturallium) e sociais (Sapiens Gens) do ecossistema Sapiens Parque. Além disso, iniciativas como o projeto conjunto da Secretária de Aquicultura e Pesca, Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, FAPESC e Sapiens que contou com a soltura de tainhas no lago artificial do parque para estudar a criação dessa espécie em água doce, demonstrando a diversidade das linhas de pesquisa incubadas no parque, que vão desde o fundo do mar até os céus (a exemplo do projeto Constelação Catarina, desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados no Sapiens Parque).

GESTÃO E TRANSPARÊNCIA

Em 2024, com o apoio do Secretário de Planejamento, Edgar Usuy e direcionamento do governador Jorginho Mello, o Sapiens Parque deu início à implantação do Núcleo de Projetos (NUPROJ), reforçando a eficiência e transparência em suas ações. A metodologia de gestão de projetos busca integrar o parque e suas empresas a práticas de inovação organizacional, consolidando-o como modelo de administração pública e privada.

Com uma combinação de ações estratégicas, infraestrutura de ponta e parcerias globais, o Sapiens Parque encerra 2024 reafirmando seu papel como um dos principais hubs de inovação do Brasil, e catalisador da matriz econômica de Santa Catarina no cenário de tecnologia e inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e garantia de futuro próspero para as próximas gerações

Por Osvaldo Sagaz / Secom

Foto: Jonatã Rocha/Secom

Foto: Roberto Zacarias/Secom

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News