Caso aconteceu na localidade de Campo Novo interior do município
Um caso positivo de raiva em bovino foi identificado na localidade de Campo Novo, em Tijucas, levando a CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – com apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, a intensificar as ações de prevenção e orientação na região. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso dos animais, por isso é uma preocupação para a saúde pública e requer medidas imediatas para conter sua disseminação.
– Com casos assim percebemos a importância da vacinação preventiva, aliada à conscientização da comunidade. Os produtores de gado devem seguir as diretrizes veterinárias para implementar um programa de vacinação eficaz. A raiva é uma zoonose. Isso significa que pode ser transmitida de animais para humanos. Portanto, a prevenção e o controle dessa doença não apenas protege a saúde dos animais, mas também reduz o risco de transmissão para seres humanos – comenta do secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini.
VACINAÇÃO
Diante desse cenário, a Administração Municipal de Tijucas solicita a colaboração dos criadores de gado e da população local em geral, para evitar a propagação da doença. A principal recomendação é a realização imediata da vacinação dos bovinos com supervisão da equipe da secretaria, seguindo os protocolos estabelecidos para prevenção de doenças, conforme orientação dos profissionais de saúde animal.
A orientação da CIDASC é que, ao identificar qualquer sintoma suspeito nos animais, como incoordenação motora, salivação excessiva, paralisia ou evidência de comprometimento do sistema nervoso, os proprietários não devem manipular o animal. Em caso de aparente mordedura de morcego, um vetor comum da raiva, a recomendação é a mesma: não tocar no animal e procurar imediatamente a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente para orientações e assistência. Inclusive, os donos de animais devem relatar também qualquer óbito suspeito ou que apresente os sintomas mencionados. A pronta comunicação contribuirá para uma resposta rápida e eficaz no controle da disseminação da raiva na região.
SOBRE A RAIVA
A raiva bovina é uma doença viral grave que afeta bovinos e outros mamíferos, incluindo seres humanos. É causada por um vírus que pertence à família Rhabdoviridae e ao gênero Lyssavirus. O vírus afeta o sistema nervoso central do animal, levando a sintomas neurológicos característicos.
TRANSMISSÃO
A transmissão do vírus geralmente ocorre através da saliva de um animal infectado, sendo frequentemente associada à mordida de morcegos hematófagos – aqueles que se alimentam de sangue – embora também possa ocorrer por meio de arranhões, lambidas em feridas abertas ou membranas mucosas. Uma vez que o vírus entra no organismo, ele se espalha para o sistema nervoso periférico e, eventualmente, atinge o sistema nervoso central, causando sintomas como excitação, agressividade, dificuldade para engolir, paralisia e, eventualmente, a morte.
A Secretaria diz que em caso de suspeita de qualquer outro caso de raiva bovina, o relato deve ser imediato, legando para o telefone (48) 3263-1133 ou indo até a sede da secretaria Av. Hercílio Luz 400 – Centro – Tijucas – SC.