Trump chama presidente da Colômbia de “líder do tráfico de drogas ilegais” e provoca crise diplomática

Por José Santana – Folha do Estado | Edição Internacional – 19 de outubro de 2025
Uma nova tensão internacional tomou forma neste domingo (19). O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras acusações contra o presidente colombiano Gustavo Petro, a quem chamou de “líder do tráfico de drogas ilegais”. A declaração foi publicada em sua própria plataforma, Truth Social, e rapidamente ganhou repercussão global.
Segundo Trump, a produção em massa de entorpecentes teria se tornado o “maior negócio da Colômbia”, e Petro “nada faz para impedir”. O republicano ainda anunciou o fim de subsídios e benefícios comerciais que, segundo ele, estariam sendo usados “para financiar atividades ilícitas sob o disfarce de políticas públicas sociais”.
Anuncie AquiAs declarações inflamaram o cenário político latino-americano, especialmente após Petro acusar, no sábado (18), militares norte-americanos de violarem águas colombianas e matarem um pescador durante uma operação antinarcóticos no Caribe. O governo colombiano classificou o episódio como uma “grave agressão à soberania nacional”.
Fontes diplomáticas ouvidas por veículos internacionais afirmam que o Departamento de Estado dos EUA acompanha a escalada de declarações com preocupação, temendo repercussões econômicas e militares na região.
Até o momento, a Casa Branca não se pronunciou oficialmente, e o governo colombiano divulgou nota dizendo que “a Colômbia não aceitará intimidações nem discursos que afrontem sua soberania”.
A troca de acusações reacende um antigo embate entre Washington e Bogotá sobre a responsabilidade no combate ao narcotráfico — um tema que, há décadas, serve de pano de fundo para disputas políticas, militares e ideológicas nas Américas.
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos