CHUVAS EM SC: COM AS CHUVAS ESTADO TEM UMA MORTE CONFIRMADA

Segundo o Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), na manhã desta sexta-feira, 3, o estado teve uma morte confirmada, em Ipira, em decorrência das fortes chuvas. Há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. Os municípios de Araranguá,

AUDITÓRIO DO IFC SERÁ PALCO NA 4ª-FEIRA DE IMPORTANTE SIMPÓSIO SOBRE O RIO CAMBORIÚ

- Advertisement -

Tema será o rio que queremos ter e o rio que poderemos

Imagems do Rio Camboriú, que corta a cidade de Camboriú e desagua no mar em Balneário Camboriú.
Nesta quarta-feira, dia 24, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, em parceria com o Instituto Água Conecta, realiza no Auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Camboriú, um Simpósio Técnico em sua oitava edição, que terá como tema central o Enquadramento Hídrico, com as discussões sobre “o rio que se quer ter e o rio que se pode ter”. O evento inicia às 13h30 e vai até as 19 horas.

Segundo a organização, a expectativa é reunir profissionais e estudantes da área ambiental, gestores públicos, representantes de entidades da sociedade civil e a comunidade em geral.

Além das palestras técnicas, também serão promovidas dinâmicas entre os participantes, mesa de debates e apresentação de exemplos de sucesso do Enquadramento Hídrico – estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água – em Santa Catarina.

Na prática, a partir do enquadramento hídrico é que será definida a qualidade ideal dos rios e de outros corpos hídricos para a pesca, o turismo, a produção agrícola ou qualquer outra atividade a ser desenvolvida na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. Será um estudo extenso, com análise de diferentes fontes de dados sobre a região, que permitirão entender melhor a condição atual das questões hídricas e qual a condição necessária para o uso adequado dessas águas.

Em outras palavras, o enquadramento permite realizar um diagnóstico da qualidade do “rio que temos”, e definir em conjunto o “rio que queremos ter”, assim como o “rio que podemos ter”, inserindo um olhar econômico para a questão.

PRIMEIRAS ETAPAS

Um dos destaques previstos durante o Simpósio será a apresentação para comunidade das primeiras etapas do projeto de enquadramento dos corpos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e das Bacias Contíguas. O estudo está na segunda fase, com a análise da etapa de Prognóstico pelo Comitê Camboriú. Ao todo, um projeto de enquadramento é composto por quatro etapas, sendo a primeira o Diagnóstico dos Corpos Hídricos.

Durante a etapa do Diagnóstico são identificadas as principais características da bacia hidrográfica, uso e ocupação da terra, identificação dos usos de água, bem como dos efluentes e cargas poluidoras, além de informações sobre disponibilidade hídrica, águas subterrâneas, áreas vulneráveis e com risco de poluição, entre outras.

Já no Prognóstico, são analisados os cenários de impacto sobre os recursos hídricos superficiais, a partir da implementação dos planos e programas de desenvolvimento previstos para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

No prognóstico serão considerados horizontes de curto (2028), médio (2033) e longo prazo (2038), para disponibilidade, demanda de água e lançamentos de cargas poluidoras. No evento, serão apresentados detalhes dessas etapas e os principais resultados aos participantes.

As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas por este link: https://forms.gle/tadN89Pjazgnt2QN8

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos