ITAPEMA: ALUNOS DA EMEB VER. PAULO REIS REPRESENTAM A CIDADE NA CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

- Advertisement -

Projeto Caminhos da Sustentabilidade valoriza área verde da escola e inspira ações de educação ambiental

Os estudantes da EMEB Vereador Paulo Reis, localizada na comunidade rural do Sertão do Trombudo, estão representando Itapema na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), com o projeto “Caminhos da Sustentabilidade”. A iniciativa foi construída e apresentada pelo grupo COM-VIDA, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, que atua na escola desde 2012, promovendo práticas sustentáveis e conscientização ambiental.

O projeto visa transformar a área verde preservada da escola em um espaço de educação ambiental, através da capacitação de jovens monitores e lideranças para conduzir a trilha ecológica Caminhos da Sustentabilidade. Durante as caminhadas, os alunos compartilham conhecimentos sobre preservação, justiça climática e boas práticas ambientais com outros estudantes, professores e a comunidade.

– Nosso objetivo é preservar, conscientizar e sensibilizar todos sobre a importância do meio ambiente. A trilha é uma oportunidade de vivenciar, na prática, o que aprendemos na escola – destacou a aluna Ana Cecília, delegada da etapa escolar da Conferência.

O projeto, orientado pelo professor Saulo Lemos e apoiado pelas gestoras Josiane Maria Simas e Marcela Osvald da Rosa, já atraiu a atenção de outras escolas municipais e estaduais, que passaram a visitar a trilha e a realizar atividades de educação ambiental no local. “Muitas escolas já agendaram a Caminhada Sustentável, ampliando o impacto do nosso trabalho, afirmou Josiane.

SOBRE A CONFERÊNCIA

A VI Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA) é uma iniciativa nacional que tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”. O processo mobiliza escolas, professores e estudantes em ações concretas para a promoção de práticas sustentáveis e a formação de uma consciência ambiental crítica.

O evento é promovido pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, em parceria com os Ministérios da Educação, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, e já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas desde a sua criação, em 2003.

———————

Texto: Caroline Poerner

Fotos: Divulgação Escola Paulo Reis

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News