CHUVAS EM SC: COM AS CHUVAS ESTADO TEM UMA MORTE CONFIRMADA

Segundo o Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), na manhã desta sexta-feira, 3, o estado teve uma morte confirmada, em Ipira, em decorrência das fortes chuvas. Há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. Os municípios de Araranguá,

SÃO JOSÉ: GOVERNADOR PARTICIPA DA ABERTURA DO FESTIVAL PARALÍMPICO

- Advertisement -

EVENTO REUNIU MAIS DE 200 CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Mais de 200 crianças e adolescentes participaram no último sábado, 23, da 2ª edição do Festival Paralímpico 2023, evento do Comitê Paralímpico Brasileiro realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis. O Festival contou com a participação do governador Jorginho Mello e ocorreu simultaneamente em diversas cidades brasileiras para oportunizar a vivência de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em esportes paralímpicos.
O Ginásio Nadir Morelli, no campus da FCEE, foi palco das oficinas oferecidas em quatro diferentes modalidades paradesportivas: Judô, Esgrima, Atletismo e Badminton. Outras atrações também animaram o evento, como um aulão de Zumba com a Associação Amigo Down e um jogo de basquete de cadeira de rodas no encerramento.

O governador entregou uma cadeira de rodas adaptada para basquete ao aluno Nycollas Massaneiro Perregil, de 12 anos, de São João Batista, que na primeira edição do evento, em maio deste ano, fez o pedido especial para o governador. A cadeira foi obtida graças a uma articulação da FCEE com a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef).

“É uma alegria participar desse Festival Paralímpico na Fundação Catarinense de Educação Especial. O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a igualdade e inspirar nossos jovens a alcançarem seus sonhos, independentemente das barreiras. Parabenizo a todos os participantes e a equipe dedicada”, frisou Jorginho Mello.
A cerimônia de abertura reuniu ainda a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Probst, o presidente da Fesporte, André Jukoski da Silva, o Paulão, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de representantes políticos e associações.
A presidente da FCEE destacou a importância do evento. “O Festival Paralímpico é um evento inclusivo que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades. Nossas oficinas esportivas são projetadas para que todas as crianças, com ou sem deficiência, possam participar plenamente e aprender uns com os outros.”

PARCERIAS

A Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), a equipe Esgrima Touchê, a Federação Catarinense de Jiu-jitsu Paradesportivo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) também participam da organização do evento como parceiras.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos