PORTO BELO REALIZA A 3ª EDIÇÃO DO PROGRAMA EMPREGA MAIS

Nesta quarta-feira (24/4), a Praça da Bandeira, no Centro da cidade foi o cenário da 3º edição do programa Emprega Mais Porto Belo. Uma iniciativa do Governo Municipal através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE),

Como ingressar no SISU com a nota do Enem 2021

- Advertisement -

A partir desta terça-feira (15), os alunos que fizeram o Enem 2021 já podem se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) para tentar ingressar em universidades e instituições públicas brasileiras. Para esclarecer as dúvidas sobre o tema, o psicológico e orientador pedagógico do Colégio COC, Evandro Schutz, realizou uma live com a participação de estudantes e preparou um material especial de orientação aos interessados.

Todo o conteúdo está disponível no YouTube ( https://m.youtube.com/watch?sub_confirmation=1&v=XmWL9tcDETI&feature=youtu.be ).

O prazo para as inscrições termina nesta sexta-feira (18). Os candidatos devem acessar https://sisu.mec.gov.br/#/#onepage

O educador explica que “o SISU é um sistema do governo federal que ajuda a democratizar a entrada de alunos no ensino superior público do Brasil”. “Nesse momento, somente o aluno que fez o Enem 2021 pode participar e tentar uma vaga com a do exame”, enfatizou Schutz.

O aluno deve verificar a nota mínima exigida pela universidade que pretende conquistar uma vaga, segundo o educador.

“De hoje até sexta-feira, o aluno consegue verificar no site o resultado parcial gerado no período da noite. Portanto, as tentativas de inscrição com nota do Enem em diferentes universidades devem ser feitas durante o dia”, explicou o orientador pedagógico.

Atenção
Se o aluno ficar na lista de espera de duas universidades, por exemplo, ele terá de optar por uma instituição. E, acompanhar se está perto ou não de ser chamado para não perder o prazo de ingresso a vaga na unidade de ensino superior.

Cotas

Outro ponto importante é a verificação de qual cota o perfil do aluno se encaixa. “Por renda, é preciso saber quais os documentos necessários a serem apresentados na universidade. Por isso ele deve buscar o termo de adesão na instituição. Já por cota racial, o aluno pode autodeclarar pardo ou negro, por exemplo, mas uma banca vai analisar o caso posteriormente.”

Para saber mais, confira o material preparado pelo educador Schutz aqui

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos