PMSC DEFINIRÁ COORDENADAS PARA CAPTURA DA TAINHA NESTA SAFRA

A Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina informa aos pescadores que utilizam embarcações de arrasto de praia, não motorizadas, que as coordenadas para a captura da tainha no período da safra que vão de amanhã, 1º de maio a 31 de julho serão definidas pela Polícia Militar Ambiental do Estado.

GOVERNO VAI INCLUIR MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

- Advertisement -

Cerimônia de lançamento ocorre no Dia Internacional da Mulher

O governo federal lança, na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Programa Asas para o Futuro. De acordo com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a proposta é incluir mulheres de 17 a 30 anos, sobretudo negras e da periferia, no mercado de trabalho. O planejamento inclui a assinatura de um acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a qualificação dessas mulheres.

– Também estamos trabalhando no sentido de garantir a implementação de duas leis que para nós são muito importantes. Uma, que instituímos no ano passado, dos 5% das vagas do Sine (Sistema Nacional de Emprego) ser para mulheres em situação de violência. E a dos 8% no caso dos serviços terceirizados do governo federal – disse, em entrevista à emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

– Estamos buscando tratativas para, mais pra frente, discutir o que é mais importante para as mulheres. Porque parece que elas estão fora, estão simplesmente desempregadas. Mas as mulheres estão na informalidade. Como vamos trazer as mulheres para a formalidade, como vamos incluir a discussão do empreendedorismo – acrescentou.

IGUALDADE SALARIAL

Durante o programa, a ministra lembrou que, também na próxima sexta-feira, se encerra o prazo para que as empresas entreguem o relatório de transparência salarial, criado a partir da Lei nº 14.611/2023, que dispõe sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres. Segundo Cida, o documento estará disponível a partir do dia 31 de março para consulta.

– Após a publicação, as empresas que não cumprirem, vamos notificar. A empresa terá 90 dias para recorrer e, caso as justificativas não sejam aceitas, haverá fiscalização e multa – garantiu.

FEMINICÍDIO

Entre as ações de enfrentamento ao feminicídio citadas pela ministra, estão a licitação de 13 novas Casas da Mulher Brasileira e a entrega de Centros de Referência de Atendimento à Mulher para municípios menores, além da ampliação do número de patrulhas Maria da Penha – serviço criado para acompanhar, com rondas próximas ao local onde ela reside, a situação da mulher sob medida protetiva de urgência.

Segundo Cida, o governo federal vai destinar R$ 10 milhões, por meio de edital público, para incentivar o uso de tornozeleiras específicas para agressores de mulheres. “Esse dispositivo já existe como uma política pública, mas está empregado principalmente para outras questões, como monitorar presos em sistema semiaberto”, disse.

– Estamos trabalhando dentro de um pacto com diversos ministérios para combater o feminicídio, sendo que um dos eixos desse trabalho é a prevenção a partir de ações concretas como a própria tornozeleira eletrônica, porque o Estado vai controlar onde o agressor pode transitar – concluiu a ministra das Mulheres.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Edição: Aécio Amado

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos