Jovens capacitados pelo SC Rural relatam conquistas a partir do Curso de Liderança

- Advertisement -

IMG_1759Jackson Gasparini, 19 anos, casado, morador do Município de Frei Rogério no Meio Oeste participou em 2014 do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, oferecido pelo Programa SC Rural a jovens rurais com idade entre 18 e 29 anos. O curso estimula e direciona jovens rurais para o exercício da liderança com espírito empreendedor e de sustentabilidade para desenvolver iniciativas que agreguem valor aos produtos e serviços, criando alternativas de renda para agricultura familiar, além de prepará-los para a sucessão familiar nas propriedades. Jackson trabalha e administra cerca de 30 hectares de terras, 20 dos quais destinados a pastagem para 25 vacas em lactação, além de cultivar lavouras de milho e de alho. Com o olhar voltado para a sustentabilidade, mantém na propriedade cerca de três hectares de mata nativa.

“A gente precisa se atualizar”

“O curso é muito bom, eu sempre ia para casa com novas idéias, aprendi muito e vi que fazíamos muita coisa errada, até na hora de renovar o plantel, na compra de vacas e novilhas. Hoje melhorou tudo na administração da propriedade, temos planilhas de custos, usamos computador, já implantamos cinco hectares de pastagens perenes e fazemos silagem para o inverno”, conta Jackson. O jovem rural cursa a faculdade de Gestão Ambiental, em Fraiburgo, mas não pretende deixar a atividade rural: ”Vou continuar na propriedade (arrendada do avô), mas estudando sempre, pois mesmo na agricultura a gente precisa se atualizar e sempre buscar novos conhecimentos”, assinala.

Juntamente com dois colegas Jackson elaborou o projeto de conclusão do Curso de Liderança, habilitando-se para receber subvenção financeira do Programa SC Rural. Com os recursos do programa e uma contrapartida , o grupo vai adquirir e utilizar coletivamente equipamentos de irrigação para pastagem, carreta de silagem, plataforma forrageira e outros implementos necessários à melhoria da produção e da produtividade leiteira. Hoje, com 25 vacas em lactação a propriedade de Jackson produz cerca de 15 mil litros/mês, o que lhe permite um faturamento entre nove e dez mil reais. Para o futuro, Jackson pensa em instalar uma agroindústria de queijo colonial

“Não tenho vontade de voltar para a cidade”

A jovem agricultora Ana Carolina Grabaschi Carneiro, de Linha Zanatta, área rural de Caçador, no meio Oeste, tem 23 anos, é casada, e também participou, em 2014, do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo do SC Rural. Com o pai e o irmão – que trabalha meio dia na cidade, Ana cuida de um plantel com 13 vacas em lactação, numa propriedade com cerca de 20 hectares, dos quais sete são de pastagens, e vende mensalmente cerca de 5 mil litros de leite. ”Aprendi muita coisa, o curso do SC Rural vale muito a pena. Eu trabalhava no comércio de Caçador e não tinha experiência. Hoje eu não tenho vontade de voltar para a cidade, eu gosto da vida na propriedade, é prazerosa… E se souber administrar rende bastante. Hoje tenho uma noção maior de administração, sei sobre custos, sobre manejo dos animais, pastagens… E não tem tantos riscos: Se souber administrar bem, todo final de mês sobra um bom dinheirinho”, garante Ana. Com a subvenção do SC Rural, ela pretende comprar máquina forrageira, distribuidor de calcário, botijão de sêmen e implementos para melhorar a produtividade.

No início de Junho, Jackson e Ana estavam entre os convidados para relatar sua experiência e os resultados de seus projetos aos participantes do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo de 2015 – que acontece no Centro de Treinamento da Epagri em Videira. . Neste ano outros 373 jovens estão matriculados no curso, que é ministrado em doze centros de treinamento regionais da Epagri, por uma equipe formada por profissionais da Epagri, Secretaria da Agricultura e da Pesca e Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News